Radio Viola Bacana

O diabo na rua no meio do redemoinho...
Guimarães Rosa.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Marcos Santos - Chorinho


Paquetá tem uma coisa fantástica que eu não sei o nome. Marcos sabe.


Há certas terças-feiras que surpreendem. Aliás, o que seriam das terças-feiras, se não, ocasionalmente, nos esbofeteassem com um quê de surpresa? Não teriam graça.

Numa dessas terças, estava subindo uma rua no bairro do Méier; era manhã, estava preparado pra dar mais uma de minhas aulas terçafeiriais - e vem descendo o Marcos, com um instrumento musical encapado. Gesticulei de longe, como quem mimetiza um violão no vento, acho que ele entendeu que eu me interessara em saber que instrumento era aquele. Ele esperou eu me aproximar e disse:

-Eu toco bandolim.

-Ah, é?

Começou aí uma amizade frutífera, que ultrapassou os limites pré-vestibulares, regada a música, música, novamente música e comentários sobre Paquetá. Aliás, Marcos é responsável pela minha reaproximação da música, pois, com nossa rotina ignorantemente agitada, fui obrigado a deixar algumas coisas em segundo plano, por conta dos trabalhos nas escolas. Marcos me pescou de volta pra música.

E assim seguiram as terças-feiras.

Eis que, ontem (mantendo a tradição de terças surpreendentes):
"professor, eu fiz um chorinho bacana."

MANDA.

A música vcs podem conferir na nossa playlist, é a primeira música, que Marcos dedicou a seu mestre e amigo, Pedro Amorim. Achei digníssimo. Compartilho.

Grava o nome desse moço. Vocês ainda vão ouvir falar dele.

Vai por mim.

Vale a pena.

(A essa altura, vc já deve ter ouvido a música. Se não, para tudo, bota pra ouvir e volta.)

Agora, seguem algumas informações sobre a vida e criação de Marcos Santos.

Nascido e criado numa ilha situada na baia de Guanabara, conhecida como Ilha de Paquetá, a ilha dos amores, fonte de inspiração para grandes intérpretes e compositores da música instrumental brasileira, tal como Maestro Anacleto de Medeiros, Gonçalves dias, Freire Junior e Hermes Fontes entre outros.

Iniciou sua experiência musical aos 14 anos, onde aprendeu seus primeiros acordes no violão, porém seu desenvolvimento maior como um instrumentista veio aparecer quando passou a tocar cavaquinho e frenquentar rodas de samba entre amigos. Com o tempo, surge a necessidade de conhecer e aprender um pouco mais de seu instrumento -agora o cavaquinho- que tanto se identificara.

Então, numa noite num Samba na Gamboa, conheceu a Luciana Rabello (Cavaquinista). Numa conversa muito agradável, recebeu o “empurrãozinho” que precisava , ela havia o incentivado a estudar na Escola Portátil de Música (instituição voltada exclusivamente para o estudo do Chorinho) dizendo: “Por que não vai estudar garoto?”

Foi ai que tudo começou a tomar um rumo diferente: o gosto pelo choro, a necessidade de mais informações, o estudo aprofundado de seu instrumento e as pesquisas sobre aquele tipo de música.

E nesse meio tempo freqüentando a escola, ouvindo muito chorinho, nasceu uma paixão, antes nunca notada: O BANDOLIM. Foi o Bandolinista Pedro Amorim quem o apresentou esse instrumento maravilhoso , capaz de fazer um apaixonado pela música encher seus olhos d’água, quando bem executado.

A partir daí foram estudos e mais estudo de gêneros musicais e técnicas aplicadas ao bandolim, até compor seu 1º choro chamado “UM CHORO PARA AMORIM” em homenagem ao seu professor Pedro Amorim.

Hoje, continua em busca de aprendizado estudando nas instituições Escola de Música Villa Lobos, Escola Portátil de Música, e pretende em 2012 começar seus estudos em uma das faculdades UNI RIO ou UFRJ, prestando vestibular para Licenciatura em Música, pois, assim como o seu professor, também sente a necessidade de ser mais a um plantar essa “semente musical” na esperança de uma vida melhor para todos aqueles que dessa divindade usufruem.... a ARTE!!

2 comentários:

  1. Sorte pro cara, a Uni-Rio (aliás, torço pra que ele vá pra essa e não pra UFRJ...rs) vai ganhar muito com ele! O choro é ótimo e sendo aluno do GRANDE Pedro Amorim, puta, sem palavras! Parabéns! Ótimo texto também Tavim! E dá um pulo em Paquetá rapaz! rs

    ResponderExcluir
  2. Já tive o prazer se tocar com o Marcos no passado (já faz tempo mas foi nessa encarnação rsrsr) e além de ótimo músico e, apesar de não mencionado aqui também canta muito bem.
    Tenho certeza que será um sucesso.
    Abs
    Daluz

    ResponderExcluir